Categorias
Dicas Caseiras

VÁ PLANTAR BATATAS!!

Segundo o dicionário informal, mandar alguém plantar batatas deriva da expressão portuguesa “vá plantar batatas” que surgiu em Portugal, provavelmente na época das navegações, mas o motivo porque foi e é usada tem um sentido irônico e não depreciativo da atividade de agricultor. A ironia vem por que, em Portugal, não se diz “plantar batatas”, mas sim semear batatas, pois plantar só se usa para a muda das árvores, sendo que os legumes, os grãos, abóboras, melões, etc., se semeiam porque se lança ou enterra a semente na terra. Logo mandar alguém “plantar batatas” significa que o deixe em paz e vá fazer uma coisa impossível ou sem pés nem cabeça.

Mas então vamos aprender a plantar batatas e mostrar quem está no comando.

Garfo de arado revolvendo terra retirando batatas enterradas no solo

Primeiro, sobre a batata. Seu nome cientifico é Solanum tuberosum e é um tubérculo perene que, assim como os tomates e as berinjelas, pertencem à família das Solanáceas. É um vegetal original da região dos Andes, que é cultivado antes do Silvio Santos ter nascido, a 7000 anos. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a produtividade brasileira aumentou 28,1% nos últimos dez anos, principalmente devido à melhoria nas técnicas de cultivo empregadas pelos produtores, associada a cultivares mais produtivas introduzidas nos sistemas de produção e a qualidade das sementes utilizadas. Em 2011, a produtividade atingiu 26,3 t/ha, superando a média mundial (19,4 t/ha), mas abaixo da produtividade da Argentina (30,0 t/ha), Chile (31,2 t/ha) e, principalmente de países desenvolvidos, tais como Holanda (46,1 t/ha), Alemanha (45,6 t/ha) e Estados Unidos (42,2 t/ha).

Vamos ao que interessa, o plantio!

batata na terra com pequenos brotos ramificando

Para plantar batatas corretamente na sua horta ou jardim de vegetais, deve realizar os passos seguintes:

ADQUIRIR AS SEMENTES DE BATATAS DIRETAMENTE DE UM VIVEIRO 

Para a plantação de batatas, podem ser utilizadas as batatas que estão à venda num supermercado, no entanto, a plantação por sementes permite obter batatas mais saborosas. Como tal, deve se deslocar a um viveiro ou loja de sementes para saber qual é o tipo de batata que melhor se vai adaptar ao seu jardim e adquirir as respetivas sementes.

ADUBAR A TERRA ANTES DA PLANTAÇÃO 

Para que as batatas possam crescer de uma maneira saudável, a terra necessita de ser adubada com cerca de um mês de antecedência. Pode utilizar uma cobertura de raízes de plantas com terra, estrume ou palha, ou todo o tipo de fertilizantes orgânicos. Assim, a terra do seu jardim estará o mais fértil possível e terá todos os nutrientes necessários para que a plantação possa ser efetuada.

COLOCAR AS SEMENTES NA TERRA 

As sementes devem ser colocadas na terra de forma separada, com cerca de 30 centímetros de profundidade e devem estar cobertas com terra e estrume, palha ou composto.

REGAR A TERRA COM REGULARIDADE 

Depois da plantação das sementes, deve regar a terra com alguma regularidade para que a batata se possa desenvolver. Em apenas algumas semanas, os resultados saltarão à vista, pois os brotos da batata começaram a crescer diretamente da terra.

Batatas desenterradas no solo

O CRESCIMENTO E AMADURECIMENTO DAS BATATAS 

Ao contrário da cebola e até do limão, as batatas, não devem ficar expostas ao sol durante longos períodos de tempo, uma vez que isso prejudica gravemente a sua produção. À medida que as batatas forem crescendo, devem ser cobertas com terra e estrume, palha ou composto para que os tubérculos não fiquem ao sol. Este é um procedimento obrigatório, pois se os tubérculos apanharem sol em demasia, podem ficar verdes e tóxicos, o que pode estragar a respetiva plantação.

QUANDO COLHER AS BATATAS 

As batatas demoram aproximadamente entre 14 a 16 semanas a amadurecer e quando começam a ganhar flor é sinal que estão quase prontas a serem colhidas. Quando as plantas começam a ficar secas e amarelas, a colheita está pronta a ser realizada, pois os tubérculos alcançaram o seu desenvolvimento máximo.

Fontes: 

https://www.dicionarioinformal.com.br/v%E1+plantar+batatas/

https://www.embrapa.br/hortalicas/batata/como-plantar

https://omeujardim.com/artigos/como-plantar-batatas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *